Limpeza e eliminação de fuligem das chaminés

Limpeza de fuligem

A fuligem são partículas desprendidas da combustão de madeira, carvão ou combustíveis. Contém carvão junto com outros componentes como óxidos, ácido sulfúrico, produtos de combustíveis…

Uma das principais causas de fogo em casas com chaminés é a sujidade acumulada nos lares e caldeiras. Ademais, a fuligem diminui o rendimento dos equipamentos, enquanto aumenta o seu consumo e a contaminação do ambiente.

O Regulamento de Instalações Técnicas em Edifícios recomenda a limpeza de condutas de fumos e chaminés uma vez por temporada. Esta é uma tarefa para a segurança pessoal, familiar, ao tratar-se de uma residência, e de empregados e clientes, em caso de um negócio.

Limpeza de chaminé

Na chaminé há o acúmulo de fuligem em forma de pequenas esferas pretas. Estas com o tempo ameaçam obstruir a via de escape dos tóxicos emanados pela combustão da lenha. É conveniente eliminar a sujidade, pelo menos uma vez ao ano, para evitar possíveis incêndios e intoxicações.

Mais sujidade, menor rendimento

O rendimento de uma chaminé suja é menor. Calcula-se que em uma caldeira com resíduos, cada milímetro de sujidade acumulada provoca uma perda de 7% no potencial calorífico do equipamento. O descuido na limpeza de uma chaminé favorece o acúmulo de depósitos de fuligem, resinas ou alcatrão, que se inflamam com facilidade e podem originar incêndios.

Limpeza química de caldeiras

Vilo oferece um serviço de limpeza de caldeiras, tanto pré-operacional como periódico, em todo o tipo de equipamentos: caldeiras de radiação, como aquelas usadas em plantas de biomassa ou em centrais de carvão, caldeiras de recuperação, como as usadas em plantas de cogeração ou em centrais de ciclo combinado e geradores de vapor por permuta térmica, como os usados em centrais termossolares.

As limpezas químicas eliminam os resíduos acumulados durante a construção ou operação de diversas plantas, tais como: óxidos, incrustação, pó, entre outros. Formam ainda uma película de protecção sobre a superfície decapada.

Vantagens

O objetivo dos tratamentos é reduzir e evitar os três principais problemas associados à geração de vapor:

· A formação de incrustações.
· A corrosão.
· Os arrastos.

Tipos de caldeiras

· Existem dois tipos de caldeiras:

Segundo o seu desenho:

· De tubos de fumos (baixa pressão)
· Aquatubulares (Alta eficácia, porém mais corrosão e incrustações).

Segundo a sua construção:

· Compactas (projectadas, construídas e testadas antes da sua expedição).
· In situ.

2022 ® Todos los derechos reservados
Top